Não deixe sua energia baixar no calorão do verão
Como manter a boa disposição ao longo do dia mesmo com as altas temperaturas, mudando pequenos hábitos para atravessar o verão com mais energia.
Como manter a boa disposição ao longo do dia mesmo com as altas temperaturas, mudando pequenos hábitos para atravessar o verão com mais energia.
Porque eu acordo bem, mas depois de pouco tempo meu corpo fica sem energia?
Você acorda bem, mas antes do meio-dia seu corpo já está pensado e a cabeça começa a ficar lenta. Você tem vontade de parar tudo e não sabe a razão. Pois saiba que isto é muito mais comum do que você imagina. Nossa energia física e mental sofre com a interferência do calor intenso. Isto não tem nada a ver com preguiça, procrastinação ou falta de força de vontade.
Manter a energia durante o verão exige algumas adaptações na nossa rotina. O nosso corpo precisa de cuidados específicos, outro ritmo e algumas pequenas mudanças podem fazer toda a diferença.
Vou te passar algumas dicas reais sobre como atravessar melhor estes dias quentes, sem perder a disposição e o bom humor, sem enrolação e sem fórmulas milagrosas.

Porque ficamos mais cansados no verão?
No verão nosso corpo precisa trabalhar mais para preservar o equilíbrio interno. Isto acontece porque nos dias mais quentes o nosso coração pode acelerar mais, a pressão arterial varia, o gasto energético como um todo aumenta e perdemos mais líquidos. Nosso sono, que é um dos grandes responsáveis pela reparação do nosso organismo, fica muito mais leve e fragmentado nas noites quentes e esta condição tem impacto direto na nossa energia para o dia seguinte.
Como você pode perceber, existe uma causa física para este cansaço e nós não devemos a ignorar.
Porque ajudar o ritmo e os horários das atividades?
Manter o mesmo ritmo intenso pode ser um erro. No verão uma atividade intensa irá causar esgotamento mais rapidamente. Por esta razão, sempre que seja possível, procure realizar atividades que exigem mais esforço físico log nas primeiras horas do dia.
Deixe as pausas e as atividades mais leves para o período entre o final da manhã e o meio da tarde. Este horário costuma ser o mais desgastante para nosso corpo e mente.
Com esta estratégia você conseguirá poupar a sua energia e poderá utilizá-la para o resto do dia.

Hidratação ajuda ou é mito?
Muita gente associa hidratação apenas à sede, mas no calor isso não funciona bem. Quando a sede aparece, o corpo já está pedindo socorro. Beber água ao longo do dia, em pequenas quantidades, ajuda a manter o funcionamento adequado do organismo.
Você já deve ter ouvido falar que não devemos deixar para beber líquidos apenas quando sentirmos sede. Esta máxima vale ainda mais para os dias quentes. No calor quando a sede aparece significa que o corpo já está em estresse. Distribua o consumo de água ao longo do dia. Seguem umas dicas práticas para aumentar o consumo de água:
• Beba um copo de água grande ao acordar para garantir uma parte da hidratação
• Mantenha uma garrafa de água por perto para facilitar o consumo
• Se não gosta de beber água pode aromatizar com rodelas de limão, laranja ou ervas como a hortelã
• congele garrafas com água para ter água fresca ao longo do dia
Outra boa opção é consumir alimentos ricos em água. Frutas como a melancia e o melão, ou outros como o pepino e a abobrinha, ajudam a manter a energia no calor. As bebidas alcoólicas ou açucaradas devem ser evitadas uma vez que podem aumentar a sensação de cansaço e assim atrapalhar a sua rotina de hidratação.
Alimentação leve = Mais energia.
As refeições mais pesadas vão cobrar um esforço extra para o nosso sistema digestivo e todo esforço extra vai roubar mais energia do nosso corpo. Uma boa combinação de proteínas, vegetais e fibras é uma excelente opção para os dias mais quentes.
Sabe aquela quebra de energia que sentimos após o almoço? Por isso é um bom hábito dividir as refeições em porções menores e consumi-las ao longo do dia. A ideia é comer de forma equilibrada sem precisar comer menos.

Como dormir melhor no verão?
Um sono ruim à noite vai drenar a sua energia no dia seguinte. Um quarto muito abafado, roupas de cama inadequadas para o verão e ainda, hábitos errados nos instantes antes de ir dormir têm uma grande influência na qualidade do nosso descanso noturno.
Opte por tecidos leves, tome um banho e reduza as telas. Assim o seu corpo desacelera e descansa melhor. O seu dia seguinte vai ser com muito mais disposição.
Faça pequenas pausas ao longo do dia.
Pequenas pausas distribuídas ao longo do dia irão ajudar o seu corpo a se organizar. Longos períodos sem pausas podem parecer que você está a poupar tempo, mas não é bem assim. O seu corpo precisa se organizar para poder atravessar o seu dia de atividades, caso contrário o desgaste irá se acumular.
Pare, levante, respire, ande um pouco, mude de ambiente se puder. Bastam apenas alguns minutos para recuperar energia.
A importância do ambiente
A má circulação do ar, a desorganização e a temperatura exigem muito mais esforço do nosso corpo e da nossa mente. Procure manter os espaços com boa circulação de ar, boa iluminação e menos poluição visual. O ambiente mais agradável diminui a sensação de cansaço.
Ouça o seu corpo!
Mas e se eu fizer tudo isso e a sensação de cansaço persistir?
Se mesmo com estes ajustes o cansaço insistir em permanecer então é muito importante observar outros sinais. Procure orientação profissional caso :
• Sinta tontura, desmaios ou confusão mental
• Dor de cabeça frequente
• fraqueza excessiva
• Urina muito escura
Resumindo…
Não é por falta de vontade ou preguiça. O calor tem realmente muita influência na nossa energia ao longo do dia. Esteja atento aos sinais. Observe a sua rotina de alimentação e ingestão de líquidos. Ajuste os horários das refeições, faça pequenas pausas ao longo do dia e cuide do seu sono.

