Posso guardar comida quente na geladeira?

Quais são os riscos reais de guardar comida quente na geladeira no verão, o que é real e o que não é, e como fazer da maneira correta para evitar contaminação e desperdício.

Posso guardar a comida ainda quente na geladeira sem estragar tudo?

O calor já vem castigando e essa é uma dúvida muito comum, principalmente no verão quando a gente já sofre na cozinha com as altas temperaturas do ambiente acumuladas com o calor do forno e do fogão. Quando a comida fica pronta aparece a dúvida: Será que posso guardar a comida quente na geladeira ou corro o risco de a estragar?

Posso guardar comida quente na geladeira?

Durante muito tempo ouvi respostas diferentes para esta pergunta. Umas pessoas dizem que pode ser mal para a geladeira e outras afirmam que vai estragar a comida. E tem ainda aquelas pessoas que não têm tempo a perder e que resolvem colocar dentro do frio sem pensar muito no assunto.

Aí fica a pergunta. É seguro fazer isso? Ou será mito?

Vamos falar sobre isso e dar sugestões sobre como agir com segurança de forma prática e adaptada ao calor intenso, sem riscos para a sua saúde e a da sua família, evitando o desperdiço de comida e de dinheiro.

Por que o verão do Brasil aumenta esta preocupação?

Porque o calor acelera a multiplicação de bactérias e com isso os alimentos se estragam mais rapidamente. Armazenar com estratégia é ainda mais importante. A comida que fica em temperatura ambiente, acima de 30 graus, por muito tempo corre mais risco de contaminação.

A forma correta de guardar comida quente na geladeira é mais importante do que você imagina. Não é frescura e sim cuidado com a sua saúde.

o calor acelera a multiplicação de bactérias e com isso os alimentos se estragam mais rapidamente.

Guardar panela com comida quente estraga a geladeira?

Isso é um mito. Pode até forçar o motor por algum tempo, especialmente se a sua geladeira for dos modelos mais antigos. Colocar uma panela de comida quente diretamente pode provocar um choque de temperatura e vai obrigar o motor a voltar a baixar a temperatura interna. Se a geladeira estiver muito cheia este impacto pode ser maior, mas não quer dizer que a geladeira vai se estragar automaticamente.

Na verdade, o que devemos ter cuidado é com o vapor liberado pela comida quente no interior. Este vapor aumenta a humidade e eleva a temperatura como um todo podendo interferir com outros alimentos dentro da geladeira.

Devemos cuidar do conjunto e não apenas com a panela de comida.

Quanto tempo devo esperar para guardar a comida quente na geladeira?

A questão mais importante é o tempo que a comida fica na chamada “zona de perigo”. O maior risco é o alimento ficar tempo excessivo entre aproximadamente 5 °C e 60 °C que é a temperatura em que as bactérias se multiplicam mais rapidamente.

Ou seja, deixar a comida esfriando na bancada da cozinha por muito tempo é mais arriscado do que guardá-la na geladeira mesmo que ainda esteja morna. A regra de ouro é: O máximo recomendado é duas horas fora da geladeira. Se o calor for mais intenso este tempo terá que ainda menor.

Quanto tempo devo esperar para guardar a comida quente na geladeira?

Então posso guardar a comida quente na geladeira?

A palavra da vez é: Equilíbrio. Não guardar a comida muito quente, mas também não a deixar esfriar completamente à temperatura ambiente do verão brasileiro.

Observe o vapor que solta da comida. Quando este vapor diminuir significa que está morna e você poderá guardá-la com menos riscos para sua geladeira e para os outros alimentos ali armazenados.

Esta forma vai manter a temperatura interna e evitar que a sua comida fique tempo demais exposta ao calor do verão.

Tem forma correta de guardar o alimento?

Você pode fazer algumas coisas simples que vão ajudar neste processo.

Uma dica é primeiro dividir o prato em recipientes menores. A comida vai esfriar mais rápido e de forma mais igual.

Outro truque é usar recipientes mais rasos. Estes potes vão ajudar a dissipar melhor o calor e de forma mais rápida.

Importante! Nunca tampe completamente o pote enquanto o alimento estiver muito quente. Vale a pena esperar alguns minutos para evitar uma grande formação de vapor e condensação.

E por último, quando for colocar o alimento dentro da geladeira, procure não encostar em laticínios, carnes cruas ou alimentos mais sensíveis.

Se você agir desta forma vai reduzir muito os riscos para seus alimentos e evitar estragar a sua geladeira.

Mas dá para guardar a panela direto ou não?

A verdade é que, se puder, evite fazer isso. Principalmente se a sua panela for de metal. Quanto maior a panela, mais tempo vai demorar a esfriar. Elas mantêm o calor por mais tempo. Procure transferir o alimento para recipientes que são feitos especificamente para armazenar comida. Outro problema é que algumas panelas podem libertar resíduos metálicos, principalmente se o alimento for ácido, como alguns molhos e temperos. Quanto mais tempo armazenado desta forma, maior o risco de contaminação.

Quais são os alimentos mais sensíveis no calor?

Muito cuidado com estes alimentos: Feijão, massas, arroz, carnes cozidas e molhos. Não devem ficar à temperatura ambiente por muito tempo e a refrigeração correta é muito importante.

Outros alimentos com grande volume como sopas e caldos, devem ser repartidos em recipientes menores antes de irem para a geladeira para evitar que a temperatura fique muito alta mais tempo.

Quais são os alimentos mais sensíveis no calor?

Preciso reorganizar a geladeira antes de colocar comida morna?

A primeira preocupação é ver se a geladeira não está muito cheia. Com menos alimentos e o espaço tudo estará mais organizado e ajudará a manter a temperatura estável. É uma boa oportunidade para rever o que tem em casa e, se for o caso, refazer a lista de supermercado.

Evite colocar os recipientes com a comida que acabou de fazer na porta da geladeira. No “abre e fecha” a porta acaba sofrendo muitas variações de temperatura e não é o melhor local para armazená-los. Prefira as prateleiras que ficam no meio da geladeira.

E cozinhar de noite para guardar de manhã? É bom?

Não. É um erro muito comum Mesmo que seja pratico, porque estamos cansados, ou qualquer outro motivo. No verão este hábito pode ser muito perigoso. Deixar a comida esfriando, como já expliquei no início, aumenta o risco de contaminação por bactérias. Pode ser que pareça seguro e que você não veja nada de anormal na comida, que não sinta cheiro estranho, mas nem sempre o alimento dá sinais visíveis de que já não está próprio para consumo.

Concluindo: Praticidade e Responsabilidade

No verão, com temperaturas altas mesmo à noite, o cuidado com os alimentos deve ser redobrado. A decisão de guardar comida quente na geladeira durante os meses de calor exige equilíbrio e bom senso.

A dica é: Esperar a comida ficar morna, separar as porções em quantidades menores e armazenar no frio de forma correta e segura.